Depois da Eurovisão, o Sucesso - Loreen #3



Lorine Zeineb Nora Talhaoui , mais conhecida por Loreen, nasceu a 16 de Outubro de 1983 em Estocolmo. Mudou-se para Västerås com a família para estudar e passou a maior parte da sua adolescência nos subúrbios desta cidade. Os seus pais são berberes de origem marroquina e tem família a morar em Espanha. Loreen representou a Suécia no ESC2011 e venceu com a música “Euphoria”, tendo acumulado um total de 372 pontos.

O início da carreira

Loreen tornou-se conhecida do público sueco quando participou na versão sueca do programa Ídolos em 2004. Durante a fase de qualificação ficou em terceiro lugar na votação do público, sendo portanto eliminada, mas recebeu um wildcard dos júris que lhe permitiu ficar no programa. Ficou em quarto lugar nas exibições finais. Após a participação no programa, em 2005, participou no single “The Snake” da dupla Rob'n'Raz e no mesmo ano estreou-se como apresentadora de televisão da rede TV400, que mais tarde foi renomeada TV11. Entre 2005 e 2011 trabalhou atrás das câmaras, como produtora e directora dos programas televisivos Värsta, pojkvänsakademin(TV3), Matakuten (TV4) e Frufritt (SVT).
Em 2011 participou no Melodifestivalen com a música "My Heart Is Refusing Me", escrita por ela juntamente com Moh Denebi e Björn Djupström. A cantora obteve o quarto lugar na qualificação e participou na repescagem com Andra Chansen, que ficou em terceiro lugar, já que foram classificados apenas os dois primeiros colocados. Na repescagem, Loreen e Chansen foram eliminadas por Sara Varga com a canção "Spring för livet".

Do ESC até à fama

Em 2012 Loreen voltou a participar no Melodfestivalen com a música “Euphoria”, sagrando-se vencedora com 670551 votos. Poucos dias antes da vitória, “Euphoria” era já a terceira música mais tocada no Spotify a nível mundial. Após vencer o ESC, Loreen tornou-se na intérprete que mais vezes arrecadou os 12 pontos na votação, estando no segundo lugar na lista dos vencedores com mais pontos, atrás de Alexander Rybak.
“Euphoria” conquistou o 3º lugar no Official UK Singles Chart, sendo este o melhor lugar conseguido por uma música eurovisiva criada fora do Reino Unido. Vendeu 62148 cópias na primeira semana no Reino Unido e permaneceu no top20 de músicas deste país durante semanas, algo raro em músicas eurovisivas. O seu álbum “Heal” foi disco de platina na Suécia e para o promover Loreen apareceu como convidada especial de programas na Polónia, Roménia e Holanda. No ESC2013 apresentou a sua nova música, “We Got the Power”. De entre várias nomeações, foi nomeada para os MTV Europe Music Awards para duas categorias, tendo ganho o prémio de melhor actuação sueca. Ganhou ainda o prémio da melhor música sueca em 2012 e 2013, com “My Heart is Refusing Me” e “Euphoria”, respectivamente, e foi nomeada para os Grammys nas categorias de “Canção do Ano”, “Artista do Ano” e “Artista Sueco Com Mais Sucesso Internacional do Ano”.
É de referir que durante o ESC2012 Loreen foi a única a querer conhecer melhor o povo azeri e graças a isso anunciou que este mesmo povo viola os direitos humanos, alegando que é impossível alguém ficar calado perante tal situação. Ainda referente ao seu activismo político, Loreen assinou na Bielorrússia uma petição para banir a pena de morte neste país.

O que é a Loreen me lembra?

Quando vi a Loreen pela primeira vez, em 2012, a primeira coisa que ela me lembrou foi a menina do filme “The Ring”. Mal ela começou a cantar esqueci-me completamente da imagem que ela me transmitia e fiquei boquiaberta com a voz dela. Rendi-me e na hora soube que não havia hipótese de ela não ser a vencedora. Sinceramente, acho que os suecos andavam surdos antes de ela ganhar o ESC, porque não me parece que ela tenha tido muito sucesso antes disso. Mas o “boom” que ela conseguiu é mais do que merecido. Adoro ver as pessoas a gostarem dela, adoro estar a entrar numa loja e ouvir a “Euphoria” (já me aconteceu, sim), adoro estar com algum amigo e ele ouvir esta mesma música. A voz dela arrepia-me de cada vez que a oiço e eu própria faço um esforço por divulgar o trabalho dela, porque ela realmente merece. E tenho a dizer que uma amiga minha, que está aqui à minha beira, acabou de começar a cantar a “Euphoria”, que deve ser das poucas músicas da Eurovisão que ela conhece.
Em relação à escolha de uma música, a “Euphoria” estará sempre no meu coração, foi a primeira e eu adoro-a. Mas recentemente tenho ouvido muito a “We Got The Power” e adoro a forma como essa música me faz sentir alguma coisa. Claro que é a voz dela que faz o trabalho todo, é aquela expressividade que me faz ficar agarrada. Loreen foi a vencedora do ESC2012 e foi, para mim, a vencedora do ESC2013, depois de todas aquelas prestações maravilhosas. É alguém a quem eu dou muito valor e desejo muito sucesso, porque é realmente uma intérprete actual que tem capacidade para conquistar massas.

0 comentários:

Enviar um comentário

+