Depois da Eurovisão, o Sucesso - Helena Paparizou #1


 
BIOGRAFIA

Helena Paparizou nasceu em 31 de janeiro de 1982 in Borås, Västergötland, Suécia, filha de imigrantes gregos. Ela cresceu no bairro de Örgryte, em Gotemburgo, outra cidade sueca. Mas as raízes gregas sempre foram fortes. Seu pai veio de Volos e sua mãe de Karditsa, ambas localidades gregas. 
Iniciou sua formação musical ainda criança e já aos 13 anos decidiu que queria ser cantora. Aos 14 anos criou a banda de hip hop "Soul Funkomatic" junto com 3 amigos latino-americanos, mas a banda só durou 2 anos. 
Depois de um acidente onde perdeu 13 dos seus melhores amigos parou a carreira de cantora e centrou os seus estudos no teatro, televisão, dança e direção. Em 1999 formou a dupla Antique com seu amigo (também greco-sueco) Nikos Panagiotidis, e tinha então só dezassete anos. A dupla rapidamente fez sucesso, mas em 2003 ela decidiu seguir carreira solo. 
Devido à sua popularidade na Grécia, onde acabou por passar mais tempo que na Suécia, a Helena foi convidada para representar o país em concursos e cantando em turnês internacionais sendo também nomeada a embaixatriz oficial do Turismo Grego. A cantora já foi nomeada para variados prémios da MTV. 


O COMEÇO DE CARREIRA
 Helena Paparizou sempre cantou, desde de pequena que o seu talento se realça, começou a sua formação musical quando tinha apenas 13 anos. A cantora juntou-se com o seu amigo Nikos Panagiotidis, com o qual formou-se a dupla Antique. Os dois conseguiram um 3º lugar, o melhor desde sempre da Grécia até então, vários cd’s multi-platinados e uma tournée europeia, foi o que esta dupla alcançou. 


Foi, no entanto, em 2005 que Helena Paparizou conseguiu o verdadeiro sucesso, ao vencer o ESC e levar pela primeira vez o festival para a Grécia. Depois do ESC2005 foram 5 cd’s e várias tentativas de internacionalização. Helena fez tournées pela Austrália e pela América do Norte, tendo inclusive esgotado alguns espectáculos, mas no entanto o seu maior sucesso manteve-se na Grécia e na Suécia. Conseguiu, mesmo assim, que um dos seus singles permanecesse nos top’s musicais de alguns países europeus. Uma das suas músicas foi ainda o hino oficial dos Europeus de Atletismo de 2006, realizados na Suécia, dando um pouco mais de visibilidade à cantora.

Admito que esta não foi uma das cantoras que mais me chamou a atenção no grupo de vencedores do ESC, mas acho interessante que amigos meus que não são fãs do festival conheçam a música dela. Oito anos depois ainda sou obrigada a ouvir a “My Number One” por causa deles e de certa forma isso é também um indicador do seu sucesso. Por ter sido a primeira música que ouvi dela e pelo motivo que referi anteriormente, esta é mesmo a música da cantora que mais me marca (já perspectivo as férias de Verão, com a música a tocar no carro). No entanto, a voz poderosa de Helena e o seu talento inegável deram azo a outras músicas interessantes e foram com certeza o mote para o sucesso que ela atingiu não só nos países que lhe eram queridos mas também nos outros que a receberam após o ESC2005.


Autora: Elizabete Cruz

0 comentários:

Enviar um comentário

+